O Mundo Mais Alternativo (Opinião)

A era da informação está aí; MP 3 faz-nos esquecer que um dia existiu uma coisa chamada CD, vinil já nem se fala mais (a não ser entre os colecionadores). Em um mundo onde as informações trafegam praticamente na velocidade da luz, é natural que as mudanças de
hábitos também tendam a seguir nesse mesmo sentido; e é uma dessas mudanças que têm esquentado a cabeça de muitas bandas.

Fato: as pessoas não compram mais CDs... Com o auge dos serviços de "Streaming" e downloads, as vendas de álbuns vem caindo cada vez mais. Segundo dados vinculados na mídia pela Forbes, o ultimo disco a alcançar a marca de 1 milhão de vendas aconteceu ainda em 2013, que por sinal foi o único disco de platina de 2013.

Em contra partida, o numero de "download" via torrent, somente em 2011, atingiu a marca de 100 milhões de usuários. Isso provocou mudanças drásticas na forma como grandes bandas visualizavam o cenário musical. Se antes focava-se mais em álbuns e menos em shows, hoje as bandas para manter-se, buscam sair mais  dos estúdio e vão de encontro a grande massa de consumo. (bom pra gente, né?!)

Nesse ponto, as coisas estão muito mais simplificadas no ponto de vista de divulgação, principalmente para novas bandas. Com gravadoras cada vez mais enfraquecidas, podemos ver muito mais bandas independentes conseguindo viver graças a serviços "gratuitos" disponibilizado na internet, onde pode-se apresentar um trabalho mais simples (como uma demo), mas com qualidade.

Se antes o desafio era conseguir ouvir na casa de um amigo o álbum da sua banda em formato k7, hoje o desafio é conseguir filtrar, no meio de milhares de bandas, álbuns, demos, singles, o material que mais lhe representa e de alguma forma tentar ajudar essa banda, seja indo aos shows ou seja nos serviços de compartilhamento em massa disponível nas redes sociais...



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